NOTÍCIAS

Ônibus de SP estão mais lentos, mesmo em faixas e corredores
FETRONORUm relatório divulgado pela SPTrans (São Paulo Transporte) revelou que os ônibus da capital paulista circularam mais devagar em 2024, inclusive nos corredores e faixas exclusivas. A queda na velocidade média é mais acentuada nos horários de pico, especialmente no período da tarde, quando os coletivos trafegaram a 15 km/h – valor inferior à velocidade média do queniano Wilson Too, vencedor da última Corrida de São Silvestre, que completou o percurso a 20 km/h.
Queda na velocidade mesmo em corredores exclusivos
Nos corredores exclusivos, a situação é um pouco melhor, com os ônibus atingindo 20 km/h nos horários de maior movimento. No entanto, o desempenho ainda é pior que em 2019, quando a média era de 22 km/h. O estudo não detalha os motivos da redução, mas aponta outro fator relevante: a frota de ônibus diminuiu.
- Em 2019, a cidade operava com 14.103 ônibus.
- Em 2024, o número caiu para 13.281 veículos.
Intervalos maiores e tempo de espera prolongado
Com menos ônibus em circulação e velocidade reduzida, o tempo de espera nos pontos também aumentou. O intervalo entre os veículos, que era de 10 minutos em 2019, subiu para 12 minutos em 2024, segundo os dados oficiais.
Aumento de acidentes e redução de fiscalização
O relatório também destaca que:
- Acidentes com mortes quase dobraram de 2022 para 2023, com queda considerada ínfima em 2024.
- O número de afastamentos de motoristas e análises de conduta profissional diminuiu.
- O índice de qualidade do transporte permanece praticamente estagnado, ligeiramente abaixo dos níveis de 2022.
Resposta da SPTrans
Em nota, a SPTrans informou que a atual gestão:
- Implantou 54 quilômetros de faixas exclusivas desde o início da administração.
- Prometeu, para 2025, um novo sistema de monitoramento em tempo real das viagens de ônibus.
Sobre a queda na velocidade média, a empresa não apresentou explicações.
Foto: André Bueno/Câmara de São Paulo/Ilustração